
O livro A gente já nasceu quilombola e não sabia - Histórias do Monte Recôncavo é uma coletânea de narrações orais de sábios e sábias que aceitaram o convite para compartilhar com a gente suas histórias, causos e vivências nesse lugar chamado Comunidade Quilombola Monte Recôncavo (São Francisco do Conde, Bahia). No esforço de manter na escrita um pouco da singularidade e da beleza da oralidade dos anciões/ãs, demos às transcrições das suas narrações a forma de relatos e poesias. É através desses contos e poemas que podemos ser levados no livro a imaginar como era o Monte Recôncavo antigamente. Os/as moradores/as da comunidade (e aqueles/as que se disporem a sê-lo durante a leitura destes textos), quando degustarem a leitura, com certeza voltarão ao que chamamos de memória, às lembranças de infância, evocadas pelo conhecimento de mundo dos/as nossos/as mais velhos/as.
Em decorrência das restrições sanitárias associadas à pandemia de Covid-19, o lançamento do livro ocorre através de um 'vídeo-lançamento' ou 'lançamentário', em que apresentamos sucintamente nosso livro e homenagem às/os participantes. Ele documenta, ainda, leituras dos poemas e contos do livro feita por moradores do quilombo Monte Recôncado, em São Frascisco do Conde, Bahia.


















Maricelia Conceição dos Santos é mulher negra quilombola, professora, candomblecista, bacharel em Pedagogia, estudante de letras na UNILAB, mãe, e filha de dois seres humanos incríveis, Mauro dos Santos e Maria de São Pedro Conceição de Jesus, moradora de um lugar maravilhoso da cidade de São Francisco do Conde, seu lugar de existência Monte Recôncavo.
Carlos Maroto Guerola é poeta, músico, linguista, professor e pesquisador universitário, compositor, migrante residente, natural de Valdepeñas, crente fervoroso na poesia, na imaginação e no talento dos seres humanos, principalmente daqueles que sentem e seguem uma vontade sincera de estudar e de aprender.

